segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

3º Circulando é no próximo sábado


O conjunto de favelas do Alemão se prepara para mais um dia inteiro de trocas de informações e muitas outras atividades produtoras de conhecimento. No dia 15 de dezembro, o evento Circulando realizará sua terceira edição e espera fechar o ano mostrando que é possível produzir cultura, arte, comunicação e diálogo quando se tem participação coletiva. O evento começa às 10 da manhã e segue até o início da noite, e será realizado desta vez na entrada da comunidade do morro do Alemão, esquina com avenida Itararé.

Organizado pelos jovens do Núcleo de Comunicação Crítica do Alemão e realizado por Grupo Sócio-Cultural Raízes em Movimento, com o apoio do Observatório de Favelas e do Verdejar - Proteção e Humanismo, o Circulando propõe um diálogo entre as comunidades locais e em relação a outros espaços da cidade.

Galeria de grafites
Em sua primeira edição, foi inaugurada a galeria a céu aberto de grafites do morro do Alemão, com mais de 50 painéis produzidos por artistas da comunidade e de fora dela. Desta vez, além de muita música, esquetes teatrais, vídeos, uma parte desta galeria será renovada, o trajeto será entre o inicio de toda confraternização, no "pé do morro", até a sede do Raízes em Movimento, onde estará acontecendo a exposição "Arte Contexto", produzida pela instituição a partir da visão cotidiana da favela.

"Nos últimos meses, produzimos trabalhos em diferentes linguagens da comunicação, como jornalismo, grafite, música, ilustração, fotografia. A última parte agora é mostrar o resultado num evento, abrindo espaço para que a comunidade participe e se sinta estimulada a também produzir", afirma o coordenador do Raízes em Movimento e integrante do Núcleo de Comunicação Crítica do Alemão, Alan Pinheiro.

O Núcleo, criado há um ano, conta com não mais de 20 jovens. Praticamente todos moram no Complexo do Alemão e têm ligações ou com o Raízes em Movimento ou com o Observatório de Favelas.

O Raízes em Movimento tem a sua sede no Alemão onde desenvolve oficinas culturais e trabalhos de geração de renda entre jovens. O foco artístico do coletivo é o grafite e a fotografia. O Observatório, na Maré, tem entre os seus projetos a Escola Popular de Comunicação Crítica, onde estudaram integrantes do Núcleo e o Verdejar atua na preservação da Serra da Misericórdia (maciço Complexo do Alemão), promovendo uma conscientização ambiental na região.

3º Circulando – diálogo e comunicação na favela

15 de dezembro, a partir das 10 horas
Entrada do morro do Alemão, esquina com avenida Itararé

Mais informações
Raízes em Movimento (21) 3104-6663
David da Silva (21) 9102 2862
Alan Brum (21) 8871 8398
Observatório de Favelas – Comunicação (21) 3104-4057



Núcleo de Comunicação Crítica do Alemão

Nenhum comentário: