quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Circulando, Circulando!

Ratão Diniz / Imagens do Povo
O Morro do Alemão mais uma vez foi ocupado. Desta vez a arte, a diversidade, a solidariedade e a diversão uniram forças e prenderam a atenção de todos que estavam circulando pelas vielas e ladeiras da favela. Não ficava ninguém parado no mesmo lugar por muito tempo, afinal havia uma grande mobilização de autoridades culturais na mega operação social, chamada de Circulando, que aconteceu neste último sábado, dia primeiro de setembro.

Quem comandou a invasão de grafiteiros e diversas outras manifestações artísticas, foi o Núcleo de Comunicação Crítica do Alemão, um grupamento especial de promoção do diálogo e comunicação em favelas, que foi implementado por meio da parceria entre o Raízes em Movimento e o Observatório de Favelas, duas instituições que prezam pela segurança dos direitos e pela melhoria da qualidade de vida dos moradores de espaços populares.

A operação durou o dia inteiro. Os moradores permaneceram agitados até o fim, envolvidos diretamente nos principais detalhes da ocupação, e são as melhores testemunhas para expor a satisfação da comunidade. Foram realizadas diversas ações pontuais: um mutirão de jovens armados com latas de spray dominou o alto do morro, um espaço escuro foi aproveitado para interrogatórios após sessões de vídeos, três especialistas ocuparam estrategicamente um comércio local para dar o tom musical à comunidade, fotos de outras ações do tipo eram expostas bem no meio da principal via de acesso da favela e muito mais.

Você pode sentir um pouco o que passaram aqueles que estavam presente no dia desta incursão cultural e social no Alemão por meio do belo registro fotográfico feito pela equipe do Núcleo de Comunicação e seus parceiros que muito colaboraram para o sucesso deste evento.


NUCCA

Núcleo de Comunicação Crítica do Alemão


Nenhum comentário: