quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

3º cIrCuLaNdO

O Núcleo de Comunicação Crítica do Alemão realizou no último sábado, dia 15, a terceira edição do Circulando. O evento é promovido pelo Grupo Sociocultural Raízes em Movimento e pelo Observatório de Favelas. Como nas edições anteriores, o Circulando contou com um mutirão de grafite, muita música e exibições de vídeos. Por ocasião do Natal, foram distribuídos cerca de 180 brinquedos para crianças da comunidade.

Diferente das outras edições que ocorreram na avenida Central, o terceiro Circulando aconteceu no pé do Morro do Alemão, na esquina com a avenida Itararé. Os organizadores contaram com a compreensão dos moradores e fecharam a entrada da avenida Central, que foi ocupada por grafiteiros, pelas crianças, além de um palco e um telão. Durante todo o evento, na sede do Grupo Sociocultural Raízes em Movimento, artistas locais expunham seus trabalhos de pintura, artesanato e fotografia.

Diálogo e comunicação na favela
O Circulando é uma das ações do Núcleo de Comunicação Crítica do Alemão realizadas em 2007. A proposta do evento é reunir artistas locais e moradores em uma tarde de atividades culturais. Nas três edições, mais de 400 pessoas passaram pelo Alemão e tiveram a oportunidade não só de desfrutar da música ou visitar a Galeria de Graffiti a Céu Aberto, mas de se encontrarem, conhecerem o Morro do Alemão e ver uma favela que é muito mais do que os estereótipos e preconceitos podem prever.

O ponto alto do Circulando 3 era celebrar o Natal com as crianças da comunidade. Além dos brinquedos, os moradores colaboraram com um bolo que serviu a mais de 200 meninos e meninas, além de cachorro-quente e refrigerante. Papai Noel também esteve presente, para alegria da criançada.

Passado o momento infantil, já no fim do dia, os grafiteiros iam terminando suas pinturas ao longo de toda a Avenida Central, enquanto MC’s se encontravam no palco para o freestyle. O Circulando conta desde a segunda edição com o apoio Coletivo de Música Gambiarra, que faz o som do evento e dão suporte para as rimas de Laércio, O Crespo, Rafa e muitos outros MC’s. Se apresentaram também a banda de reggae Interferência e o grupo Raiz do Samba, formado por artistas locais.

Nenhum comentário: