terça-feira, 2 de junho de 2009

RJ: Mostra artística exibe “outra face” do Morro do Alemão

Conseguir ser vista com outro foco, além da violência. Essa “mudança de canal” é um desejo quase unânime das comunidades que habitam as favelas brasileiras.

No último sábado, 30 de maio, o Morro do Alemão concretizou esse desejo. A sexta edição do Circulando - Diálogo e Comunicação na Favela reuniu mais de 500 pessoas, entre moradores e visitantes num clima seguro e totalmente descontraído, derrubando o estigma de que nos espaços populares a cultura e o lazer sucumbem à violência.

- Para a mídia, a favela é uma e para mim, que sou moradora, é outra. A gente aprende a se acostumar com a rotina da favela. Nem tudo aqui é ruim como dizem. A convivência com as pessoas, as amizades são completamente diferentes lá de baixo. Aqui a gente dá um grito e aparece alguém para ver o que está acontecendo. Lá embaixo é diferente. A pessoa morre dentro de um apartamento e só vão ver depois que o cheiro começa a incomodar. A favela é esquecida - dá o tom Rogéria Pereira de Souza, 42 anos, moradora do Alemão.

Leia a matéria completa no blog Das Ruas, de Iuri Rubim AQUI

Nenhum comentário: