quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

“Eu circulo, tu circulas, ele circula...”

No ano de 2007 foram realizadas três edições do evento Circulando – Diálogo e comunicação na favela. Organizado pelo Núcleo de Comunicação Crítica do Alemão, a comunidade pôde perceber, nestas atividades, que é possível ter novas perspectivas e pensar numa melhora na qualidade de vida. Os objetivos, independente das dificuldades, foram alcançados e para os próximos o entusiasmo é o mesmo. Para o grupo o mais importante é a “união dos moradores, dos parceiros e a participação de um público diversificado que aparece e colabora como pode ”.

A terceira edição, realizada pelo Raízes em Movimento, com apoio do Observatório de Favelas e do Verdejar, ocorreu no dia 15 de dezembro, uma confraternização para finalizar com chave de ouro o ano de 2007 junto com a comunidade, o principal beneficiário do evento e de todas as ações implementadas pelo Raízes na favela do Alemão, uma região marcada pela precariedade e ausência do poder público em trabalhos sociais.

O que mais marcou esse dia, além da presença dos soldados da Força Nacional que não tiravam os olhos das atividades que aconteciam, foi a interação entre os participantes que se confundiam entre os moradores e visitantes de diversos lugares do Rio de Janeiro, do Brasil e do mundo, onde os sotaques eram as únicas diferenças em meio a estas pessoas.

Muita música, graffiti, papai Noel, bolo, davam o toque especial para uma verdadeira festa, rica em manifestações culturais, interação social e quebra de barreiras e conquistas que, a comissão organizadora já começa a focar suas atenções para os que virão pela frente. Em 2008, as idéias vão além. Na realidade, a proposta é levar o Circulando para outras comunidades do Complexo do Alemão, ser uma atividade itinerante, fazer realmente o que foi planejado quando se pensou o projeto.

A próxima “ação” está prevista para o mês de março deste ano e tende a ser, além de tudo, um ponto de partida para as ações, tanto do Núcleo de Comunicação Crítica quanto do Raízes em Movimento que, em parceria com Sesc, trabalha com o jovens do ensino médio no Projeto Motirô e pensam, em conjunto, realizarem este Circulando como uma atividade final deste projeto, onde, dentre as atividades pensadas para o dia, serão expostos os principais trabalhos elaborados pelos alunos durante o período do Motirô.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

3º cIrCuLaNdO

O Núcleo de Comunicação Crítica do Alemão realizou no último sábado, dia 15, a terceira edição do Circulando. O evento é promovido pelo Grupo Sociocultural Raízes em Movimento e pelo Observatório de Favelas. Como nas edições anteriores, o Circulando contou com um mutirão de grafite, muita música e exibições de vídeos. Por ocasião do Natal, foram distribuídos cerca de 180 brinquedos para crianças da comunidade.

Diferente das outras edições que ocorreram na avenida Central, o terceiro Circulando aconteceu no pé do Morro do Alemão, na esquina com a avenida Itararé. Os organizadores contaram com a compreensão dos moradores e fecharam a entrada da avenida Central, que foi ocupada por grafiteiros, pelas crianças, além de um palco e um telão. Durante todo o evento, na sede do Grupo Sociocultural Raízes em Movimento, artistas locais expunham seus trabalhos de pintura, artesanato e fotografia.

Diálogo e comunicação na favela
O Circulando é uma das ações do Núcleo de Comunicação Crítica do Alemão realizadas em 2007. A proposta do evento é reunir artistas locais e moradores em uma tarde de atividades culturais. Nas três edições, mais de 400 pessoas passaram pelo Alemão e tiveram a oportunidade não só de desfrutar da música ou visitar a Galeria de Graffiti a Céu Aberto, mas de se encontrarem, conhecerem o Morro do Alemão e ver uma favela que é muito mais do que os estereótipos e preconceitos podem prever.

O ponto alto do Circulando 3 era celebrar o Natal com as crianças da comunidade. Além dos brinquedos, os moradores colaboraram com um bolo que serviu a mais de 200 meninos e meninas, além de cachorro-quente e refrigerante. Papai Noel também esteve presente, para alegria da criançada.

Passado o momento infantil, já no fim do dia, os grafiteiros iam terminando suas pinturas ao longo de toda a Avenida Central, enquanto MC’s se encontravam no palco para o freestyle. O Circulando conta desde a segunda edição com o apoio Coletivo de Música Gambiarra, que faz o som do evento e dão suporte para as rimas de Laércio, O Crespo, Rafa e muitos outros MC’s. Se apresentaram também a banda de reggae Interferência e o grupo Raiz do Samba, formado por artistas locais.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

3º Circulando é no próximo sábado


O conjunto de favelas do Alemão se prepara para mais um dia inteiro de trocas de informações e muitas outras atividades produtoras de conhecimento. No dia 15 de dezembro, o evento Circulando realizará sua terceira edição e espera fechar o ano mostrando que é possível produzir cultura, arte, comunicação e diálogo quando se tem participação coletiva. O evento começa às 10 da manhã e segue até o início da noite, e será realizado desta vez na entrada da comunidade do morro do Alemão, esquina com avenida Itararé.

Organizado pelos jovens do Núcleo de Comunicação Crítica do Alemão e realizado por Grupo Sócio-Cultural Raízes em Movimento, com o apoio do Observatório de Favelas e do Verdejar - Proteção e Humanismo, o Circulando propõe um diálogo entre as comunidades locais e em relação a outros espaços da cidade.

Galeria de grafites
Em sua primeira edição, foi inaugurada a galeria a céu aberto de grafites do morro do Alemão, com mais de 50 painéis produzidos por artistas da comunidade e de fora dela. Desta vez, além de muita música, esquetes teatrais, vídeos, uma parte desta galeria será renovada, o trajeto será entre o inicio de toda confraternização, no "pé do morro", até a sede do Raízes em Movimento, onde estará acontecendo a exposição "Arte Contexto", produzida pela instituição a partir da visão cotidiana da favela.

"Nos últimos meses, produzimos trabalhos em diferentes linguagens da comunicação, como jornalismo, grafite, música, ilustração, fotografia. A última parte agora é mostrar o resultado num evento, abrindo espaço para que a comunidade participe e se sinta estimulada a também produzir", afirma o coordenador do Raízes em Movimento e integrante do Núcleo de Comunicação Crítica do Alemão, Alan Pinheiro.

O Núcleo, criado há um ano, conta com não mais de 20 jovens. Praticamente todos moram no Complexo do Alemão e têm ligações ou com o Raízes em Movimento ou com o Observatório de Favelas.

O Raízes em Movimento tem a sua sede no Alemão onde desenvolve oficinas culturais e trabalhos de geração de renda entre jovens. O foco artístico do coletivo é o grafite e a fotografia. O Observatório, na Maré, tem entre os seus projetos a Escola Popular de Comunicação Crítica, onde estudaram integrantes do Núcleo e o Verdejar atua na preservação da Serra da Misericórdia (maciço Complexo do Alemão), promovendo uma conscientização ambiental na região.

3º Circulando – diálogo e comunicação na favela

15 de dezembro, a partir das 10 horas
Entrada do morro do Alemão, esquina com avenida Itararé

Mais informações
Raízes em Movimento (21) 3104-6663
David da Silva (21) 9102 2862
Alan Brum (21) 8871 8398
Observatório de Favelas – Comunicação (21) 3104-4057



Núcleo de Comunicação Crítica do Alemão