domingo, 25 de março de 2007

“Circulando” inaugura galeria de grafites dia 31 de março


A primeira edição do evento cultural Circulando, no sábado, dia 31, promove a inauguração da galeria a céu aberto de grafites no morro do Alemão, com mais de 50 painéis em muros, paredes e fachadas, pintados por artistas da comunidade e de fora dela. Além dos grafites, o Circulando terá exposição de fotos, shows musicais e oficinas para o público.

As atividades serão na avenida Central, no morro do Alemão. A Central faz esquina com a avenida Itararé (Ramos), na altura do posto de saúde do Programa de Saúde da Família. O Circulando começa a partir das dez horas da manhã e irá até à noite. O mote dessa edição de estréia é “Comunicação e diálogo na favela”.

O evento é organizado pelos jovens do Núcleo de Comunicação Crítica do Alemão e tem o apoio do Grupo Sócio-Cultural Raízes em Movimento e do Observatório de Favelas. O evento é bimestral e ocorrerá sempre numa comunidade diferente do complexo do Alemão.

“Nos últimos dois meses, produzimos trabalhos em diferentes linguagens da comunicação, como jornalismo, grafite, música, ilustração, fotografia. A última parte agora é mostrar o resultado num evento, abrindo espaço para que a comunidade participe e se sinta estimulada a também produzir”, afirma Alan Pinheiro, coordenador do Raízes em Movimento e integrante do Núcleo de Comunicação Crítica do Alemão

O Núcleo, criado há seis meses, conta com não mais de 20 jovens. Praticamente todos moram no complexo do Alemão e têm ligações ou com o Raízes em Movimento ou com o Observatório de Favelas. O Raízes tem a sua sede no Alemão e desenvolve no local oficinas culturais e trabalhos de geração de renda entre jovens. O foco artístico do coletivo é o grafite. O Observatório, na Maré, tem entre os seus projetos a Escola Popular de Comunicação Crítica, onde estudaram integrantes do Núcleo.

Circulando - Comunicação e diálogo na favela
Data: 31 de março de 2007
Horário: A partir das 10 horas
Local: Avenida Central, Morro do Alemão - A Av. Central faz esquina com a avenida Itararé (Ramos), na altura do posto de saúde do Programa de Saúde da Família

Como chegar:
Saída Zona Sul - Linhas 484 ou 485, saltar em Bonsuceso, Praça das Nações, atravessar o túnel da Estação da Estação de Bonsucesso. Pegar Linhas 312 ou 908 ou 622, e descer na Av. Itararé, em frente ao Posto do Programa de Saúde da Família do Morro do Alemão (PSF).
Saída Zona Oeste - Pegar ônibus sentido Penha, e depois pegar as linhas 623 ou 621 e descer na Av. Itararé, em frente ao Largo do Itararé.

Mais informações:
Observatório de Favelas - (21) 3104 4057
Raízes em Movimento - (21) 3104 6663



Núcleo de Comunicação Crítica do Alemão



Nenhum comentário: