quinta-feira, 28 de maio de 2009

Diálogo na favela

A máxima de que tudo se pode com uma ideia na cabeça e uma câmera na mão foi apropriada pelos jovens integrantes do Núcleo de Comunicação Crítica do Alemão. Mas diferente de uma câmera na mão, os integrantes usaram latas de spray, tintas, paredes e muros, papel e caneta, câmeras e sons variados, para difundirem suas idéias.

No dia 30 de maio, as ruas do Alemão se tornam novamente o palco de atrações artísticas, culturais e de comunicação, com a realização do sexto “Circulando - diálogo e comunicação na favela”. Esta edição acontece na Avenida Central, no Morro do Alemão, com as atividades tendo início às 11 horas da manhã.

“O Circulando contribui para o debate do direito à cidade, da circulação de pessoas, muitos que nunca tinham entrado em uma favela”, diz Ricardo Lessa, um dos coordenadores do Raízes em Movimento, organização que apóia, junto com o Observatório de Favelas, as atividades do Núcleo. A criação dessa possibilidade de interação entre diferentes atores da cidade é talvez o que mais represente o evento, que envolve oficinas de grafite e de fotografia artesanal, debates sobre direitos humanos e meio ambiente, mutirão de grafite, exibições de vídeo, diversas atrações musicais e exposições fotográficas.

Nesta sexta edição, o evento conta novamente com a apresentação da banda de reggae Alforria, da banda também de reggae Pangea, de PC do Repique, morador do Alemão e da Orquestra Voadora, além de diversas apresentações de Rap. Durante todo o evento acontece também um mutirão de grafite com a participação de grafiteiros de diversas partes da cidade e dos garotos da oficina de graffiti realizada no Alemão, exposição de fotografias de alunos do projeto Memórias do PAC, exibições audiovisuais projetadas pelo coletivo Mate com Angu, teatro de rua, oficina de fotografia artesanal, capoeira e círculos de leitura com contadores de história.

As discussões sobre sustentabilidade sócio-ambiental serão realizadas pelo grupo Verdejar, e o debate sobre Promoção de Direitos será feito com representantes da Fase (Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional), do Observatório de Favelas e do Raízes em Movimento. O evento conta ainda com estandes do Posto de Saúde da Família (PSF) e dos Médicos Sem Fronteiras.

Circulando - Diálogo e Comunicação na Favela
O Circulando, evento periódico de arte e cultura, é promovido pelo Núcleo de Comunicação Crítica do Alemão, que surgiu como um dos desdobramentos da Escola Popular de Comunicação Crítica (ESPOCC). Apoiado pelo Observatório de Favelas e pelo Grupo Sócio-Cultural Raízes em Movimento, o grupo de jovens se reuniu no intuito de criar um instrumento de comunicação que pudesse intervir nas comunidades do Alemão. Em maio de 2007, aconteceu a primeira edição do Circulando – Diálogo e Comunicação na Favela e desde então cinco eventos se seguiram, sempre em diferentes locais da comunidade, reunindo mais de mil pessoas por edição, entre crianças, jovens e adultos, para apreciar e fazer arte no Alemão, como protagonistas de um processo em rede.

6º Circulando - Diálogo e Comunicação na Favela
Data: 30 de maio, sábado
Horário: a partir das 11h
Local: Avenida Central, Morro do Alemão, Complexo de Favelas do Alemão

Nenhum comentário: