sexta-feira, 15 de agosto de 2008

5º Circulando lança Relatório Sobre Educação no Alemão



5º Circulando lança Relatório Sobre Educação no Alemão

Relatório contendo análise da situação educacional no Alemão é lançado no Circulando, edição especial de Educação, dia 30 de agosto

A Relatoria Nacional para o Direito Humano à Educação lança no sábado, dia 30 de agosto, documento contendo análise sobre a situação educacional do conjunto de favelas do Alemão. O relatório, que foi entregue ao secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, no último dia 8, será apresentado à comunidade durante o Circulando, evento cultural promovido por um grupo moradores do Alemão.

O lançamento do relatório conta com apoio do Unicef e da Unesco e de um conjunto de organizações cariocas, entre elas o Comitê de Desenvolvimento da Serra da Misericórdia, Fase, Ibase, Observatório de Favelas, Raízes em Movimento, Justiça Global, Ação da Cidadania, Centro Bento Rubião/MNDH, Criola, Pastoral das Favelas, Sepe e AfroReggae.

Circulando – Direito à Educação
O Circulando, evento trimestral de arte e cultura, é promovido pelo Grupo Sócio-Cultural Raízes em Movimento e pelo Observatório de Favelas no conjunto de favelas do Alemão. Na edição do dia 30 de agosto, a Avenida Central do Morro do Alemão será fechada durante todo o evento e ocupada por diversos artistas locais e outros tantos de fora da comunidade.

O Circulando surgiu como um dos desdobramentos da Escola Popular de Comunicação Crítica da Maré. A partir dela, um grupo de jovens se reuniu no intuito de criar um instrumento de comunicação que pudesse intervir nas comunidades do Alemão. Assim, em maio de 2007 aconteceu a primeira edição do Circulando – Diálogo e Comunicação na Favela. Desde então, três eventos se seguiram, sempre em um local diferente da comunidade, reunindo mais de mil pessoas para apreciar e fazer arte no Alemão.

Para esta quinta edição, além do lançamento do relatório sobre a educação no Alemão, o Circulando contará com o já tradicional mutirão de grafite, uma trinca de soundsystems com Interferência Sistema de Som, Difusora Gambiarra e Mucambo - Aparelhagem de Som, shows musicais e diversas atividades culturais, como intervenções do coletivo de audiovisual Mate com Angu, intervenções artísticas, teatro de rua, exposições fotográficas, capoeira, malabarismo, oficinas de reciclagem e exibições de vídeo.

5º Circulando – Direito à Educação
www.eventocirculando.blogspot.com
Data: 30 de agosto
Horário: a partir das 10h (lançamento do relatório)
Local: Avenida Central (Morro do Alemão)

Contato
Marianna Araujo: (21) 9173-1947
Vitor de Castro: (21) 8187-7533
Davi Silva: (21) 9124-8044




3 comentários:

Unknown disse...

como vai ser essas oficinas de reciclagem?
que tipo de trabalho será desenvolvido?

reciclagem de material bruto, ou reutilização através de artesanato?

Circulando disse...

as duas coisas. Vai rolar uma reciclagem de papel (jornal e revistas velhas) e também na confecção de artesanato. Mas principalmente de material bruto.

Mario Bands disse...

CIRCULANDO, CIRCULANDO!

MÚSICA, HIP HOP, ARTE, EDUCAÇÃO, INTERVENÇÕES , CULTURA E LAZER, TUDO MISTURADO NA AV. CENTRAL,
NO MORRO DO ALEMÃO.

É o 5º CIRCULANDO, edição
especial DIREITO À EDUCAÇÃO.

Nesta edição lançamento do relatório sobre a
educação no Alemão, teatro, mutirão de graffiti e muita música com a dobradinha DIFUSORA
GAMBIARRA + INTERFERÊNCIA SISTEMA DE SOM, além de shows com as bandas
NOÇÃO RASTA + ALFORRIA + JOÃO DE BARRO
+ PC DO REPIQUE

O quê: 5° Circulando
Onde: Na Avenida Central,
Complexo do Alemão
Quando: sábado, 30/08,
a partir das 10h

Vídeo de divulgação:
http://br.youtube.com/watch?v=nb0CCPyJLcY


Mais informações:
http://www.raizesemmovimento.org.br/conteudo/noticias/2008/agosto/22/not-circulando5-direito-a-educacao.html


Blog do Evento:
http://www.eventocirculando.blogspot.com/




Muita Luz