terça-feira, 8 de abril de 2008

De novo Circulando...


Sábado, 5 de abril, o Complexo do Alemão parou mais uma vez para prestigiar o evento Circulando – Diálogos e comunicação na favela. Desta vez a “ocupação” foi na rua Sebastião de Carvalho, a qual ficou tomada por uma série de atividades que complementavam a qualidade da ação que acontece periodicamente naquela região. O Circulando trouxe, mais uma vez, um leque de expressões artísticas e culturais que culminaram na presença e na participação maciça da comunidade e de pessoas que vieram de fora, inclusive de outras regiões brasileira.

A quarta edição do Circulando foi especial. Pôde-se mostrar que, se feito com compromisso, é possível realizar atividades que mobilizam, e resgatam nossa cultura e fortalecem os atores locais. A prova disto está na parceria entre Raízes em Movimento e Fase, gerando a primeira mostra fotográfica de Maycon Brum, a exposição “Elemento 6º”. Outro ponto culminante do evento foi a formatura dos jovens que participaram, durante quatro meses, do Projeto Motirô, iniciativa realizada coletivamente entre Sesc Ramos e Raízes.

Não é fácil esquecer das apresentações musicais, em particular a da Re.Fem e sua companheira Joy C que, com letras que questionam os maus tratos com mulheres, conquistaram boa parte do público, principalmente a feminina. E para enriquecer esses momentos, contamos com projeções de vídeos e fotografias numa tela de, aproximadamente, 4x4m. Criou-se um verdadeiro ambiente cultural e comunicacional.

A diversidade foi um dos pontos principais daquele sábado. Eram pessoas de diversos lugares do Brasil. As manifestações culturais eram múltiplas e se misturavam. Um grupo de 42 pessoas, formado pela ONG Anjos e Querubins, veio de Pelotas – RS para compor com a festa e mostrar para o Complexo do Alemão um pouco de sua cultura local. Foi um momento de muita confraternização e troca. Este pessoal estão de parabéns.

Na realidade, todos estão de parabéns. A organização desta atividade linda e comprometida com seus ideais de manter um diálogo mais próximo com as comunidades, os participantes que saem de suas casas para prestigiar o evento, os colaboradores que muitas vezes trabalham sem retorno financeiro, aos grafiteiros que sempre, com cores e traços fortes, trazem alegria para a criançada, enfim, parabéns a todos e todas que, mais uma vez, possibilitaram esse momento mágico que é Circular pelo Alemão.

Nenhum comentário: